logo RCN
Notícia

Grande Rio canta sobre Exu e conquista 1º título do Carnaval do Rio

  • Terra -

Após quatro vice-campeonatos, a Acadêmicos da Grande Rio, fundada em 1988, foi consagrada pela primeira vez a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira, 26. A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentou a história e a simbologia do orixá Exu. Um dos objetivos foi desmistificar o orixá, identificado pela cultura ocidental como representante do mal, e combater a intolerância religiosa.

A agremiação enfretou quase não teve problema durante o desfile no último sábado, 23. Além de nenhum carro alegórico quebrar, a história foi narrada com maestria, as fantasias e alegorias esbanjavam luxo e o samba, embora repleto de palavras em dialetos africanos (um trecho de um dos refrões era "adakê exu, exu, ê, odará / ê bará ô, elegbará!"), contagiou o público, que em diversos setores das arquibancadas entoou gritos de "é campeã".

O resultadon foi conhecido antes mesmo de finalizar o último quesito. Foram avaliados: Fantasia, Harmonia, Comissão de frente, Samba-enredo, Bateria, Alegorias e adereços, Enredo, Mestre-sala e porta-bandeira.

A atriz Paolla Oliveira, que brilhou à frente da bateria como pombagira, comemorou o título. "Laroyê, Exu!!! Viva, @GRESGrande_Rio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022", escreveu nas redes sociais.


'Título será lembrado eternamente', diz presidente da Mancha Verde Anterior

'Título será lembrado eternamente', diz presidente da Mancha Verde

Joinville realiza 8ª Conferência Municipal de Cultura Próximo

Joinville realiza 8ª Conferência Municipal de Cultura

Deixe seu comentário